No Estreito de Gibraltar, a água do Mediterrâneo e das costas africanas e ibéricas mistura-se com o corpo principal de água e dá à zona do Mar do Norte e do Atlântico Oriental as suas características únicas. As alterações das correntes que poderiam afectar este processo estão a ser estudadas pelo projecto CANIGO.
Embora a maioria dos projectos MTP concentre os seus esforços de investigação nas águas do Mediterrâneo, alguns deles acompanham o que acontece às águas que o deixam e correm pelo Atlântico até ao Mar do Norte. Outros projectos distintos de MTP sobrepõem-se e ampliam então a sua área de estudo para garantir uma imagem completa dos oceanos.
CANIGO é um projecto europeu que fornece um complemento perfeito a MTP. Este projecto regional marinho estuda como as águas do Mediterrâneo, e as das costas africanas e ibéricas, se misturam no corpo principal da água para dar ao Mar do Norte/Atlântico Leste as suas características únicas. Os padrões de circulação da água são aqui importantes por duas razões. Em primeiro lugar, influenciam a deriva da Corrente Quente do Golfo e o seu papel no clima mundial e, em segundo lugar, as águas turbulentas das costas africanas e ibéricas oferecem um local ideal para o crescimento do plâncton vigoroso que sustenta muitas populações de peixes economicamente importantes. Naturalmente, a mistura das águas não é a única coisa importante e os 45 laboratórios de investigação que participam em CANIGO fornecem a experiência necessária para abordar estudos pormenorizados sobre as criaturas e os processos individuais que contribuem para o fino equilíbrio biológico e químico do Atlântico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
22 comentários:
oi
onde é que fica o estreito de Gibraltar?
olá,
mas quais são as caracteristicas unicas deste oceano?
Qual e o ponto mais estreito desse oceano?
O estreito de Gibraltar, é um território do Reino Unido localizado no extremo sul da Península Ibérica.
o vosso trabalho está muito bom, mas podiam dizer mais sobre todo este oceano???
OBRIGADO!!!
Oi, podiam falar mais sobre este oceano e falem de outros quando criarem outro post.
O que é o projecto CANIGO?
esta muito desemvolvido, acho que há alguma informação desnecessária!!
coloquem imagens!
O que é o estreiro de Gibraltar?
obrigado por comentar o nosso blog. o vosso trabalho tambem esta muito bem elaborado e o que e o projecto MTP?
Gostei do vosso trabalho sobretudo por estar simples.
Uma coisa que nao percebi foi MTP.
olá. queria saber o que é o projeto de MTP. obrigada.
O projecto MTP reúne tentativas de investigação nas águas do Mediterrânico.
Canigo é um projecto europeu que fornece um complemento perfeito a MTP. Este projecto regional marinho estuda como as águas do Mediterrâneo, e as das costas africanas e ibéricas, se misturam no corpo principal da água para dar ao Mar do Norte/Atlântico Leste as suas características únicas.
As principais características são:
- A deriva da Corrente Quente do Golfo e o seu papel no clima mundial e, em segundo lugar, as águas turbulentas das costas africanas e ibéricas oferecem um local ideal para o crescimento do plâncton vigoroso que sustenta muitas populações de peixes economicamente importantes.
Plâncton = ao conjunto dos organismos que têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água (pelágicos), sendo muitas vezes arrastados pelas correntes oceânicas.
O canal tem mais ou menos 563 km (350 milhas) de comprimento. A sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (o estreito de Dover) tem apenas 33 km (c. 20 milhas), de Dover até o Cabo Gris Nez.
O Estreito de Gibraltar é um estreito que separa o Golfo de Cádis (no Oceano Atlântico) do Mar de Alborão (parte ocidental do Mar Mediterrâneo). Ao norte encontra-se a Espanha e Gibraltar, a sul Marrocos e Ceuta.
A profundidade média na zona do estreito é de 300 m, e a máxima quase de 1000m perto de Algeciras.
Quais são as caracteristicas unicas do estreito de Gibraltar ?
Quem dobrou o estreito de Gibraltar?
o que é MTP???
Marco Valério foi quem dobrou o estreito de Gibraltar.
No Estreito de Gibraltar, a água do Mediterrâneo e das costas africanas e ibéricas mistura-se com o corpo principal de água e dá à zona do Mar do Norte e do Atlântico Oriental as suas características únicas. As alterações das correntes que poderiam afectar este processo estão a ser estudadas pelo projecto CANIGO
Enviar um comentário